segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ar condicionado, CLASSIFICAÇÕES

AR CONDICIONADO TIPO SPLIT CASSET

Esse modelo também é muito utilizado em comércios pois a melhor instalação para ele é no centro do ambiente devido suas saídas de ar serem voltadas para os 4 lados assim com sua capacidade variando entre 18,000 a 48,000BTU's a refrigeração do ambiente é mais bem distribuída, porém algumas casas adotam o modelo casset pelo fato dele ser embutido no teto o que esteticamente falando é mais bonito, porém para ser possível a sua instalação a casa ou comércio deve ter forro (gesso, madeira, isopor, pvc ou qualquer outro) e entre esse forro e a laje um espaço mínimo de 30cm. Esse modelo é muito utilizado em farmácias.

Após a sua instalação da evaporado no ambiente só aparecerá sua grade frontal, esteticamente esse modelo é muito bonito porém é o mais caro no mercado. Se você tem um comércio e quer uma estética bonita ele é uma boa escolha mas o investimento é bem salgado.

Ar condicionado, CLASSIFICAÇÕES

AR CONDICIONADO TIPO SPLIT PISO-TETO

Esse modelo é de uso quase que exclusivo comercial, devido a seu grande porte e com capacidades que vão variar de 18.000 a 60.000 BTU's, algumas marcas trabalham com capacidades excedentes mas são raras. Esse modelo como o nome diz tem a possibilidade de instalação tanto no piso como no teto, sua instalação no teto é inda mais complicada pois ela é maior e mais pesada que o modelo split hi hall.

Estas condensadoras são para capacidades distintas, a maior com 2 hélises (esquerda) são para aparelhos com capacidades superiores a 36.000 BTU's

Ar condicionado, CLASSIFICAÇÕES

AR CONDICIONADO TIPO SPLIT HI HALL

O ar condicionado tipo split hi hall é praticamente o substituto do ar de janela ele é muito utilizado em quartos, salas de tv e salas de estar, com sua capacidade de refrigeração podendo chegar a 30.000 BTU's.
Sua instalação porém é mais complicada e requer vários cuidados a se tomar, (já explicado em postagens anteriores) mas ela proporciona ao dono da residência a opção de instalação com até 20m de distância entre um unidade e a outra com a tubulação embutida na parede ou não.

Imagem representa unidade evaporadora (cima) e unidade condensadora, (baixo).

Ar condicionado, CLASSIFICAÇÕES

AR CONDICIONADO TIPO JANELEIRO

Ou simplesmente ar de janela como é mais conhecido, ainda muito utilizado porém já quase obsoleto no mercado (um dinossauro pré-histórico eu diria) devido o surgimento de novos modelos (ar condicionado split) esteticamente mais bonitos, mais eficientes, menos barulhentos e com a possibilidade de instalação a distância entre as unidades.

Ar condicionado tipo janeleiro, esse apesar de um modelo mais recente (acredito que algo em torno de 2005) ainda não utilizava controle remoto.

Esse já é um modelo mais recente com display de led e controle remoto.

Essa foto é uma visão externa de uma instalação de uma ar condicionado tipo janela.

sábado, 26 de abril de 2014

Instalação de um aparelho York

Hoje vou mostrar algumas fotos de um aparelho da marca York de 9,000 BTU's (convencional). O serviço foi realizado em uma residência e o aparelho foi instalado na suíte entre a parede e a porta balcão que dá acesso a varanda.



O fio pendurado ao lado da condensadora, é o fio de alimentação que vem da evaporadora.



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Cuidado ao contratar qualquer um

Seja uma pessoa cautelosa, e opte por profissionais com experiência no ramo. Nem sempre conhecemos pessoas de confiança ou com as devidas qualificações, no caso o mais indicado a se fazer é perguntar. Sim perguntar, porém para uma pessoa que já tem um aparelho de ar-condicionado instalado.
Pergunte qual a empresa contratada ou profissional autônomo, se o serviço foi bem executado, se houve algum problema posterior a instalação, a quanto tempo o serviço foi realizado. Perguntas básicas que as vezes fazem muita diferença.

Ou talvez vocês prefiram contratar qualquer um mesmo, e seja o que Deus quiser.



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Instalações elétricas - Sistema X

Em muitos locais não podemos fazer uma instalação como o desejado, por isso em muitas das vezes necessitamos do (sistema x).

O sistema x nada mais é do que, instalações aparentes utilizando caneletas brancas por onde passamos os fios de energia, telefone ou de internet. São instalações que esteticamente vendo não são tão bonitas, porém as vezes é a unica solução cabível ao serviço.

Nas fotos a seguir mostro um serviço realizado por mim. Levando ao local onde está o computador, 2 tomadas 220V e uma tomada para telefone, onde uma das tomadas alimenta o filtro de linha (extensão com geralmente 2/3 metros de comprimento contendo em sua régua um fusível e um botão liga e desliga) e a outra alimenta diretamente a CPU do computador.

Nesta foto vemos que as 2x fase + Fio de telefone, descem do forro.

Nesta vemos que a instalação tem uma curva em 90°, na curva foi utilizado a (junção de 90° para sistemas x)

Nesta outra fotos observamos as 2 tomadas 220V, onde a primeira alimenta o filtro de linha e a segunda a CPU e também a tomada para Telefone.

E por ultimo observamos mais de perto a tomada para o telefone e ao seu lado um filtro de linha.

Bom, como eu disse pessoal esteticamente não fica muito legal, porém em situações que não temos outra escolha o sistema x é a melhor opção.

domingo, 20 de abril de 2014

Linha convencional x modular

Hoje em dia para uma boa estética do ambiente muitas pessoas o pitão por objetos mais harmoniosos, decorações bonitas, arranjos de flores deslumbrantes e etc, mas o que talvez não saibam é que em suas tomadas e interruptores também podem dar uma ajudinha para deixar o ambiente mais bonito.

Antigamente não tínhamos muitas opções para tomadas e interruptores era apenas a linha convencional, todos muito parecidos só mudavam mesmo os fabricantes e suas cores, alguns brancos e outros cinza claro.
Já nos dias atuais a maioria das casas em que trabalho noto a preferência pela linha modular de tomadas e interruptores (são tomadas e interruptores sem parafusos e com uma grande variedade de modelos formatos) isso pode parecer insignificante mas não, dá um grande destaque e embeleza bastante o ambiente.

Abaixo vou postar algumas fotos para terem um maior intendimento e visualizarem a grande diferença.

Linha convencional FAME: Módulo contendo 2 interruptores e 1 tomada.

Linha convencional FAME: Módulo contendo 3 interruptores.


Linha convencional FAME: Módulo contendo 1 tomada.

Linha modular PIAL LEGRAND: Módulo contendo 3 interruptores.

Linha modular PIAL LEGRAND: Módulo contendo 1 tomada.

Linha modular PIAL LEGRAND: Módulo contendo 1 interruptor e 1 tomada.

Viram a grande diferença na estética de uma linha para a outra? 

Eu apenas demonstrei a Pial Legrand para terem um comparativo, porém existem diversas outras marcas no mercado. Agora tirem suas próprias conclusões sobre qual linha é a mais bonita convencional ou modular?

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Instalações elétricas

Olá galera, quero alertar vocês sobre instalações elétricas sem o fio terra. Assim como eu já mencionei em um postagem anterior, instalações feitas de maneira correta podem salvar seus aparelhos eletrônicos. Pois se houver o fio terra em suas instalações elétricas o mesmo em caso de um (curto-circuito) irá reduzir as possibilidades de queima do aparelho.

Uma forma de saber se há em suas instalações o fio terra é desmontando alguma tomada em sua casa, segundo as normas de instalações elétricas (ABNT NBR 5410) em qualquer tomada deve conter 3 fios e o fio terra deve ser de cor verde ou (verde+amarelo), já o fio neutro deve ser de cor azul, e o fio fase pode ser de qualquer outra cor que não seja as mesmas do fio neutro ou terra. Após desmontar a tomada e observar os fios e a cor deles se você não encontrar tudo conforme pede a  ABNT NBR 5410 o melhor é remontar a sua tomada para evitar riscos de choque.

Mas e se em minha tomada não tiver 3 fios, e os fios contem nela forem todos de mesma cor?

Calma isso é muito comum, devido o valor alto dos fios elétricos para economizar muitas pessoas passam apenas 2 fios, em tomadas de 110V fase+neutro e em tomadas de 220V fase+fase.

Mas sem o terra minha tomada vai funcionar?

Sim ela vai funcionar normalmente, porém seus aparelhos não vão estar protegido em situações de curtos ou sobrecargas de corrente.

Se minha tomada vai funcionar sem o fio terra, para que colocar ele então?

Isso é de sua consciência, por exemplo: você compra um aparelho eletrônico hoje e o coloca na tomada e durante a noite acontece uma chuva forte e cai um raio próximo sua residência (um raio mesmo não caindo sob um objeto pode afetar outro objeto em um raio de 0-50 metros de distância), assim provavelmente com a sobrecarga gerada pelo raio seus aparelhos inclusive o que você acabou de comprar irá ser queimado.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Saiba qual a capacidade ideal de seu ar-condicionado

Vou deixa aqui um link bem útil para você que não sabe qual a capacidade ideal para seu ambiente, é um dispositivo que após responder algumas questões lhe indica o aparelho ideal para você.

http://springer.com.br/dimensionador/ 
http://www.lge.com/br/simulador-de-capacidade

Ele vai te ajudar bastante!

Tecnologia INVERTER e Gás ECOLÓGICO

Se você for a uma loja comprar um ar-condicionado provavelmente irá se deparar com esses dois termos Inverter e/ou Gás Ecológico. Mas o que é ar-condicionado inverter? E o que é gás ecológico?

Bom, ar-condicionado inverter nada mais é do que uma nova tecnologia utilizada atualmente nos aparelhos porém poucos sabem disso. E o que há de diferente do antigo para o tal inverter? Aí é que está meu amigo, o principal ponto a se destacar entre o ar-condicionado antigo (convencional) como nos profissionais costumamos chamar, é o seu preço bem menor que o (inverter) cerca de 25% á 40% mais barato, porém seu gasto energético varia de 45% á 70%  a mais do que o mesmo inverter, então sua economia na hora da compra é praticamente nula ao comparar a sua conta de luz no final do mês. Mas não para por aí, outro ponto bem legal para se destacar é a redução no ruído produzido pela unidade condensadora (externa), com um medidor de decibéis (decibelímetro) em uma pesquisa com os dois tipos de ar-condicionado foi levantado os seguintes dados: convencional - aproximadamente 70db, já o inverter - aproximadamente 36db acredite amigo isso na hora de dormir faz uma grande diferença.

Agora vamos ao gás ecológico, atualmente sabemos que nosso planeta vive uma constante devastação o que vem acarretando cada vez mais na destruição de nossa camada de ozônio, tá disso eu sei mas o que tem a ver com o ar-condicionado? Cara, o ar-condicionado está sendo um dos últimos aparelho a sofre a troca de seu gás por um outro que não agrida a camada de ozônio. No mercado já a alguns anos aparelhos da linha de refrigeração como geladeiras e bebedouros saem de fábrica com um gás que não agride a camada de ozônio. No mercado o ar-condicionado convencional ainda muito vendido no mercado utiliza o gás agressor (Refrigerante 22, ou como é mais conhecido por nos R22), mas o que poucos vendedores explicam para nos compradores é que esse gás teve sua venda proibida a partir do início do ano passado (2013) e caso seu aparelho perca o gás, seu investimento terá ido por água a baixo. Já o ar-condicionado inverter, além de ter os pontos de economia energética e a redução do ruído ele já vem com o gás ecológico (Refrigerante 410A, ou R410A para nos) que não é agressor da camada de ozônio.

Bom galera espero que isso possa te ajudar na hora de sua compra, e não se esqueça vale muito a pena fazer um investimento um pouco mais caro e adquirir um aparelho inverter, pois seu costo beneficio é garantido.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Infra-estrutura (preparação)

Nesta postagem venho explicar o termo utilizado na postagem anterior, onde eu disse ter realizado uma instalação de um aparelho em uma residência com preparação.
Instalação com preparação: é uma casa que teve um planejamento desde sua construção para receber a instalação futura de um aparelho de ar-condicionado em 1 ou mais cômodos da casa.

Agora você deve estar imaginando. Poxa que legal uma casa que foi toda pensada, mas e a minha, será que tem jeito? Sim tem jeito, porém vai ter bastante sujeira e barulho, mas não é impossível. Você primeiramente terá que contratar um profissional qualificado no ramo para junto a ele, estudar possibilidades de uma preparação em um cômodo que você queira instalar o aparelho. Após isso, estando tudo combinado é mãos a obra.
Ah, tem mais uma coisa, alguns profissionais não executam o serviço pesado (quebrar a parede e/ou acabamento) ciente disso o contratante terá também de contratar uma outra pessoa para as eventualidades.

Vou disponibilizar algumas fotos que mostram 2 de 3 infra-estruturas que eu realizei em uma residência para um melhor entendimento. 

Infra-estrutura realizada na suíte master. 

Essa foto é a mesma que a anterior, porém mais focada no serviço principal para uma breve explicação. Dá esquerda para a direita estão entrando na caixa de preparação: 
-As tubulações de cobre cobertas com isolamento preto (descendo da laje).
-Conduíte c/ o cabo de comando (também descendo da laje).
-Conduíte de alimentação contento o 220V (vindo de baixo).
-Caixa de preparação.
-Cano de drenagem (descendo pelo lado direito e no caso sendo interligado em um ralo sifonado p/ não voltar mal-cheiro, mas também pode ser interligado em canos de águas pluviais).

Preparação realizada em uma suíte, nela vemos que as tubulações e o conduíte com o cabo de comando também veem da laje, e ao lado está descendo outra preparação para uma outra infra-estrutura localizada no andar de baixo na sala de TV.

Nesta foto observamos que as preparações não estão embutidas totalmente, mas nesse caso isso foi possível pois o proprietário do imóvel irá fazer um forro falso de gesso em todos os quartos.

Um ponto importante para ressaltar é que na hora do acabamento a caixa de preparação não deve ser coberta totalmente, nela existe limite a ser coberto que eu vou mostra na próxima foto.

Esta parte deve ficar aparente para uma fácil localização no ambiente (caso o aparelho seja instalado algum tempo depois) caso contrário após o tempo de cura do acabamento de cimento (isso mesmo o acabamento deve ser feito com cimento) o ar-condicionado já pode ser instalado.

Espero terem gostado do material apresentado, sei que foi uma postagem bem cansativa devido sua extensão mas tentei ser bem detalhista pois esse é um assunto bem complicado. Mas qualquer duvidas estou aqui para ajudar.

domingo, 13 de abril de 2014

Instalação de 1 ar-condicionados LG Inverter V

Este trabalho foi realizado em uma residência onde haviam (preparações) para futuras instalações. 

Na foto vemos o aparelho sem a carenagem ainda em processo de instalação. Ele foi centralizado em cima da cabeceira da cama, na suíte master da residência.

Nesta foto o aparelho já instalado e com sua carenagem.


Para melhor intendimento explicarei o que são preparações em uma postagem futura.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Significado dos termos

Olá pessoal, hoje eu vim explicar os termos utilizados na postagem anterior (Alimentação).

Capacidade: é um termo utilizado para se referir a outro termo de nome mais complicado BTU.
BTU: essa por sua vez é uma sigla de abreviação do termo (British Thermal UnitUnidade Térmica Britânica, e é por essa unidade de medida que compramos nosso aparelho de ar-condicionado.
220Volts/ 110Volts: volts é unidade de medida que denomina as tomadas que temos em salas, cozinhas, banheiros, lavanderias e em outros cômodos.
Fase+Fase+Terra/ Fase+Neutro+Terra: esse termo é para identificar os fios que devem conter em um ponto qualquer de energia (uma tomada) onde você vai ligar um aparelho eletrônico em geral. A primeira sequência identifica uma tomada em 220 volts pois nela contem 2xFase+1xTerra, e na segunda sequência uma tomada em 110 volts pois a mesma contém 1xFase+1xNeutro+1xTerra.

Bom não vou me aprofundar muito no assunto pois isso já foge um pouco do objetivo primário.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Alimentação

Olá pessoal,

meu recado é para você que ainda não possui e ou até mesmo você que já tem e quer comprar mais um, porém não faz ideia da voltagem de alimentação de seu ar-condicionado.
Bom, a maioria dos aparelhos encontrados em lojas de eletrodomésticos e em casas especializadas em ar-condicionado tem uma alimentação de 220 Volts, mas caso seja necessário você consegue encontrar ar-condicionados com alimentação em 110 Volts, porém talvez não seja do modelo que você gostou e da capacidade necessária, daí a opção é tentar a encomenda.

Caso o instalador do seu ar-condicionado não trabalhe como eletricista também, você precisará contratar o trabalho de um profissional qualificado após ou até mesmo antes da instalação de seu ar-condicionado, porém exija que ele faça o serviço bonitinho e leve até o ponto onde você deseja instalar seu aparelho a alimentação correta (220V, contendo Fase+Fase+Terra) e não apenas (220V, contendo Fase+Fase), pois caso ocorra alguma descarga elétrica ou um curto-circuíto o fio terra poderá salvar seu aparelho, e peça para ele colocar um (Disjuntor) com a capacidade correta para proteger o circuito.

Numa próxima oportunidade eu volto para explicar os termos utilizados nesse recado.

Equipamentos utilizados na instalação de um ar-condicionado

Estes 3 equipamentos são de muita importância para um profissional do ramo, pois sem eles o serviço feito pela pessoa contratada por você pode apresentar defeitos futuros, então fique atento e exija que ele use esses equipamento. Aqui eu vou identificá-los e descrever  algumas de suas funções.

Flangeador: Equipamento usado para flange-ar a tubulação de cobre em 45°, para que suas conexões sejam feitas.

Bomba de Hidro Vácuo: Já havia mencionado sobre ela e suas funções na postagem anterior, e agora para um melhor entendimento estarei repetindo. Ela tem a função de retirar toda a pressão interna da tubulação de cobre após feito as conexões. Assim é feito o teste de vazamento, pois caso o vácuo permaneça feito a instalação está correta, e caso o vácuo se perca a instalação tem algo de errado. 

Manifold: Equipamento utilizado junto a bomba de hidro vácuo, é por ele que se faz a leitura do vácuo feito e também da quantidade de gás contido no ar-condicionado.


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Instalação de 4 ar-condicionados Fujitsu

Nesta residência foram instalados 4 aparelhos Fujitsu, duas delas 9,000 BTU's, uma 12,000 BTU's e uma de 30,000 BTU's. Todas elas são de modelo Split Hi-hall, e na residência já havia preparações feitas para que as unidades condensadoras fossem instaladas na (casa da caixa d'água).

Esta condensadora é a de 30,000 BTU's, e na imagem podemos ver a saída da tubulação de cobre pela parede, se prolongando até sua conexão na unidade condensadora. Estes fios pendurados são  o cabo de comando (são 4 cabos flexível independentes com uma isolação de borracha os unindo) mais os cabos de alimentação (220V / fase+fase+Terra).

Nesta foto frontal temos uma noção de dimensões de uma condensadora de 9,000 BTU's (esquerda) e uma condensadora de 30,000 BTU's (direita). A condensadora de 9,000 BTU's está passando pelo teste de (evacuação) onde se usa um aparelho chamado Bomba de Hidro Vácuo ela retira toda a pressão de dentro da tubulação e usamos também o Manifolde por ele nos medimos o vácuo feito e sabemos se ele vai se manter (correto) ou se ele vai se perder (errado). Se o vácuo feito na tubulação se perder significa que em algum ponto dela você tem uma trinca e/ou um furo por onde o vácuo se perde, isso ocorrendo se o técnico liberar o gás da unidade condensadora ele será perdido por onde o vácuo se perdeu. Assim o correto é sanar o vazamento refazer o vácuo, e se ele não vazar o técnico pode abrir o gás sem preocupações.

Nesta foto vemos todas as 4 unidades condensadoras,  da esquerda para a direita temos uma de 12,000 BTU's, as duas seguintes as de 9,000 BTU's e por ultimo a de 30,000 BTU's. Em cima da 3° condensadora podemos observar a (Bomba de Hidro Vácuo)

Em cima do telhado no meio das duas condensadoras podemos observar o (Manifolde)

Manutenção realizada em aparelho tipo janela

Hoje vou mostrar um serviço realizado em um aparelho onde o proprietário imaginava que havia se perdido o gás, pois rendimento dele estava muito baixo. Porém não era nada disso, o problema mesmo foi a falta de manutenção preventiva do ar-condicionado, acarretando assim no seu baixo rendimento. Por isso se faz necessário uma manutenção periódica nos aparelhos, mesmo os instalados recentemente.

Foto mostrando parte da carenagem interna do aparelho, neste local se encontra a parte elétrica do aparelho que foi retirada para se proceder com a manutenção.

Esta é a serpentina (local onde ocorre a expansão do gás). Nesse estado a serpentina não tem seu devido rendimento pois ela está entupida de sujeiras, assim obstruindo a passagem do ar para que ocorra a devida troca de calor com o ambiente.

Foto com visão superior do aparelho após a manutenção, note que sua carenagem e componentes estão bem limpos.

Serpentina após a lavagem dela com produtos adequados (limpa baú), este produto é muito forte e para seu manuseio é necessário EPI's "Equipamento de Proteção Individual".

domingo, 6 de abril de 2014

Instalação de 4 aparelhos Fujitsu em residência

Nestas fotos estarei mostrando a instalação de 4 unidades condensadoras (unidades externas) de um ar-condicionado tipo Split Hi-hall, não foi possível aqui fotografar as evaporadoras (unidades internas) por pedido do proprietário do imóvel.

   
Aparelho instalado sob a janela da suíte já em fase de teste, note que no causamento existe uma possa d'água. Isto se dá pelo funcionamento em modo cool ( refrigeração ).

Aparelho instalado sob a porta de uma sala de TV também na fase de teste.

Aparelho instalado sob a janela do primeiro quarto.


Aparelho instalado sob a janela do segundo quarto, mas notem que a condensadora está no segundo andar isso se dá devido o desnível do terreno.


Olá pessoal hoje é meu primeiro dia no ar, e estarei me apresentando por meio desta postagem.

Me chamo Denilson Fregati de Sousa, e sou instalador de ar-condicionado desde 2011, iniciei minha carreira em uma empresa do ramo e após aprender a profissão sai da mesma para iniciar por conta própria meu negócio.

Aqui neste blog vou divulgar meus trabalhos por meio de fotos e descrições de tudo o que foi feito, para o melhor entendimento possível de sua parte que procura um profissional ou uma empresa qualificada para o serviço desejado.