terça-feira, 5 de agosto de 2014

Instalação de ar condicionado

Nesta postagem vou mostrar algumas fotos feitas durante a instalação de um aparelho de ar condicionado de 9.000 BTU's, que mostram o processo de flangear e evacuação.


Primeiro escolha a porca, ela vai variar de tamanho conforme o aparelho aumenta a sua capacidade.

Introduza a porca na tubulação devida. Neste casa é uma porca e uma tubulação de 1/4 de polegada.

Com uma lima chata, leme bem a ponta da tubulação para que após o processo de flangear não fique rebarbas na tubulação.

Utilize a morsa do Flangeador também na medida adequada para a tubulação. (Lembrando que a porca deve ser introduzida sempre antes deste processo.)

Aqui temos a ponta do tubo já flangeada.

Veja agora como a flange deve ficar. Sempre redonda e lisa, caso fique oval e/ou com rebarbas utilize o cortador de tubos corte o flange feito e o refaça.

Aqui nesta foto vemos o aparelho já conectado a Bomba de Hidro-vácuo e em processo de evacuação. Este processo é necessário para testar se há ou não vazamento em sua tubulação.

O processo de vácuo é medido pelo Manifold,  pois o ar retirado de dentro da tubulação é verificado por ele e após o tempo de espera caso esse ar tenha voltado sua instalação está com algum problema, ou caso se mantenha leitura do inicio da espera a instalação está OK.

Instalação de ar condicionado 9,000BTU's

Neste artigo vou mostrar a instalação de um aparelho Consul de 9.000 BTU's, em Atibaia-SP no bairro do Alvinópolis em um consultório clínico. Esta instalação me trouxe um pouco de trabalho devido a preparação feita por uma empresa também do ramo, porém esta estava mal feita e por isso o trabalho foi um pouco mais demorado.

Minha principal dificuldade estava aqui na parte interna, nesta foto vemos a saída da tubulação dentro da caixa de passagem até aí tudo certo. A não ser pelo fato que o aparelho não caberia neste local pois pela foto já é possível ver que a caixa de passagem não está centralizada.

Para poder prosseguir com a instalação tive de quebrar a parede, (para o lado esquerdo de quem vê) só então foi possível a instalação.

Aqui fora na hora da instalação da condensadora outro problema, várias tubulações e cabos de comando saindo de um único ponto sem marcação alguma, dificultando a instalação.

Condensadora já instalada após quase um dia inteiro de trabalho duro!